quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Risoto de Calabresa

Risoto já é comida fácil e gostosa. De calabresa então, é a maior trapaça do mundo pra quando você quer impressionar sem ter trabalho nenhum. Fica uma delícia, incrivelmente fácil e com cara de sofisticado.


Ingredientes:

- 1 linguiça calabresa
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 3 colheres de queijo parmesão ralado (preferencialmente na hora)
- 1 pitada de orégano
- 2 colheres de azeite
- 1 dente de alho picado
- 2 tabletes de caldo de galinha

Ferva 1 litro de água e dissolva os caldos de galinha. Em outra panela coloque o azeite e refogue o alho e a calabresa picados. Adicione o arroz e vá colocando o caldo de galinha aos poucos na panela, com a ajuda de uma concha. Não coloque tudo de uma vez. Vá adicionando o caldo conforme ele vai secando e mexa sempre o arroz pra não grudar no fundo. Se faltar caldo vá adicionando água quente e acerte o sal no final. Quando estiver pronto desligue o fogo e adicione o queijo ralado e o orégano e misture. Serve 3 pessoas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Capeletti Caseiro in Brodo

Eu não sei vocês, mas eu acho que não tem nada mais a cara de uma noite gostosa e fria em casa do que uma sopinha de capeletti caseira, o famoso capeletti in brodo (capeletti em caldo).


Acho que esse meu gosto por fazer comidas e massas caseiras me deixaram meio "afrescalhada" para comidas industrializadas. Antigamente eu conseguia comer capeletti e ravioli desses do mercado sem grandes problemas, mas hoje em dia quando tento comprar acho um horror! Não sei se é só comigo que isso acontece, mas parece que esses capelettis prontos são duros (mesmo que você cozinhe por um século) e o recheio mal dá de entender o que que é, sem gosto de nada. Muito triste essa vida, pois agora não consigo mais comer capeletti industrializado.

Então quando dá aquela vontade dessa comidinha super "confort food", não há mais o que fazer: tem que montar os bonitinhos em casa, na maior boa vontade. A parte boa é que não é tão difícil quanto parece. Pra quem já está acostumado a fazer massa caseira vai se surpreender com a facilidade.


Ingredientes (para duas pessoas que comem bem):

- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 filé grande de peito de frango (aquela metade do peito)
- 1 coxa de frango
- 1/2 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 raminho de alecrim
- 1 pitada de orégano
- 1 colher de sopa cheia de creme de ricota para dar liga (pode trocar por requeijão)
- 1/2 abobrinha (opcional)
- 1/2 cenoura ralada
- 2 ovos
- 200 g de farinha (e um pouco mais para dar o ponto da massa)
- sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a manteiga e azeite em uma panela (eu usei de pressão), doure o peito de frango e a coxa com osso (com ou sem pele). Junte a cebola cortada na metade e os alhos inteiros apenas para dar uma refogada, sem dourar. Cubra tudo com água e junte o louro, o orégano e o alecrim. Se estiver usando panela de pressão feche e conte 15 minutos após começar a chiar, se for na panela comum deixe cozinhar por bastante tempo, até o sabor do frango se soltar bem na água e ficar tudo super macio e fácil de desfiar.

Abra a panela e coe tudo, reservando o caldo. Coloque apenas o frango, descartando osso, pele e temperos utilizados, em um processador com uma colher de creme de ricota para dar liga e sal a gosto. Se você não tiver processador pode voltar o frango pra panela de pressão e chacoalhar bastante para desfiar.

Massa:

Para fazer a massa é só misturar os ovos com a farinha (você também pode burlar essa parte se tiver um processador, colocando os ingredientes no processador e só juntando tudo numa bola depois, assim a massa fica pronta super rapidinho).

A massa você pode passar no cilindro até o número 6 e cortar com um cortador redondo (ou usar a boca de um copo para cortar, como eu fiz).


E aí é só rechear os capeletis, colocando uma bolinha de recheio no meio da massa, dobrando ao meio como um pastel e depois juntar as pontas, formando o capeletti.


Em uma panela coloque um pouco de azeite e refogue a cenoura ralada. Depois coloque a abobrinha picada e refogue mais um pouco. Junte o caldo que você reservou do frango, coloque sal e deixe ferver (se ficar pouco caldo coloque mais água).

Com o caldo fervendo, coloque os capelettis, deixe por um minuto e desligue. Está pronto para servir. Simplesmente maravilhoso!


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Risoto de Cogumelos e Alho Poró

Risoto é aquele tipo de comida maravilhosa que agrada sempre e é muito rápido e facílimo de fazer. Prato perfeito para oferecer para visitas de última hora (nesse caso até visitas vegetarianas) e também para aquele dia de cozinha mais preguiçosa, mas que não deixa de ser incrível.

Com cogumelos frescos e alho poró, esse risoto tem uma combinação suave e leve.


Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbório
- 1 litro (no mínimo) de caldo de legumes (fiz com 2 cubos de caldo pronto)
- 2 colheres de molho shoyu
- 4 colheres de vinagre balsâmico (opcional)
- 1 talo de alho poró picado
- 1 bandeja de cogumelos paris frescos
- 2 colheres de manteiga
- azeite
- sal a gosto

Refogue o alho poró em uma colher de manteiga e um fio de azeite, depois acrescente o arroz e dê uma leve selada. Coloque 2 conchas do caldo de legumes fervendo e mexa. Vá mexendo sempre e colocando o caldo aos poucos.

Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga e refogue os cogumelos lavados e picados até que eles murchem e reduzam seu tamanho. Coloque o shoyu e o vinagre balsâmico e espere reduzir um pouco e perder o cheio do vinagre.

Quando o risoto estiver perto de ficar pronto, junte os cogumelos e, quando estiver pronto, rale umas 3 colheres de queijo parmesão por cima e misture tudo. Desligue o fogo e sirva. Serve duas a três pessoas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...