quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bolo de Caneca Low Carb

Um bolinho básico pra matar a vontade de um doce pra quem está de dieta (um bolinho tem só 140 calorias), principalmente quem faz dieta com baixa restrição de carboidrato. E o melhor é que pode ser incrementado, fazendo de vários sabores, é só adicionar mais algum ingrediente, como suco de laranja, chocolate, café, etc.


Eu queria falar um pouco sobre essa descoberta (pra mim) que foi o farelo de trigo. Eu não conhecia esse produto até anteontem, quando pesquisei várias receitas que o levavam como ingrediente, incluindo pães, bolos, tortas, entre outros. O farelo de trigo é o que sobra do refinamento do trigo, ou seja, é pura fibra com baixíssimo carboidrato. Não sou nutricionista nem nada, mas estou lendo o livro da dieta Atkins e, pelo que entendi, como as fibras não são digeridas pelo nosso sistema digestório, são carboidratos que não contam para a dieta, que tem restrição de carboidratos, então pode comer sem problema, mas sem exageros, é claro, pois fibra demais também pode fazer mal, principalmente se você não tomar muita água.


Esse bolinho super mata a vontade, fica bem fofinho.

Ingredientes:

- 1 1/2 colher de farelo de trigo (pode ser farelo de aveia também)
- 1 colher de sopa de creme de leite
- 1 colher de sopa de água
- 1/2 colher de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 25 gotas de adoçante

* Se quiser, acrescente 1 colher de cacau em pó, ou substitua a colher de água por duas de suco de laranja.

Derreta rapidamente a manteiga no microondas (10 segundos bastam), acrescente o creme de leite, a água, o ovo, o farelo de trigo , o adoçante e o fermento em pó e bata bem dentro de uma caneca. Leve ao microondas por 3 minutos.

Como cobertura, usei uma geleia de morango de baixo carboidrato. Ficou uma delícia.

OBS: cada bolinho tem 140 calorias e 3,6 g de carboidrato em média, sendo 3,3 g de fibra pura.

10 comentários:

  1. Nossa, quase nada de caloria nesse bolinho. Adorei, vou comprar esse farelo de trigo. Onde tem pra vender?

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, eu uso muito este farelo para fazer pães é muito bom, interessante o seu bolo de caneca, não leva farinha somente o farelo, low carb mesmo rs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nanda, querida, mais um aprendizado aqui no seu blog sobre este farelo de trigo. Eu sempre tenho vontade de comer um bolinho mas só de pensar no 'estrago' calórico, desanimo. Foi bom encontrar esta receita. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda,
    uma ótima semana para voce!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que ótima dica, principalmente para quem aderiu a "quinta da meta"..

    ;)

    Beijo e ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  6. Minha dieta adorou esse bolinho Nanda!!!! Vou tentar calcular quantos pontos ele eh segundo os vigilantes do peso. Linda foto, beijos =*

    ResponderExcluir
  7. Acabei de fazer o bolinho!!! É ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Super amei esse bolinho.. *-*
    Vai me salvar qndo bater akela vontade louca de comer doce..

    ResponderExcluir
  9. Super amei esse bolinho.. *-*
    Vai me salvar qndo bater akela vontade louca de comer doce..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...