sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cheesecake de Doce de Leite

Esse cheesecake é coberto com doce de leite, mas é incrivelmente leve, não é muito doce, apenas na medida certa. A base de Negresco dá um toque especial. Fiz ele no meu aniversário e não sobrou nem um pedacinho para contar história.


A receita eu peguei no blog Cozinha Pequena, quem quiser acessar o link da receita original está aqui. Eu fiz algumas mudanças, pois o original leva licor Amarula (deve ficar uma delícia), mas como eu não tinha em casa e não ia comprar só pra usar um pouco na receita, fiz sem e continuou delicioso.

Ingredientes:

- 1 pacote de bolacha Negresco
- 60 g de manteiga sem sal derretida
- 375 g de cream cheese
- 300 ml de creme de leite
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar
- 1 colher de chá de café instantâneo
- 100 ml de leite
- 3 folhas de gelatina sem sabor
- doce de leite a gosto (usei meio pote)

Triture bem as bolachas Negresco com recheio e tudo (eu usei o liquidificador no pulsar até tirar tudo bem triturado). Misture a manteiga derretida às bolachas trituradas e forre bem o fundo de uma forma com fundo removível forrada com papel manteiga. Leve a forma para a geladeira enquanto prepara o restante da receita.


Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme branco (eu usei uma batedeira). Junte o cream cheese e deixe batendo por mais uns 5 minutos. Em outro recipiente hidrate as folhas de gelatina conforme as instruções da embalagem. Dissolva o café instantâneo com uma colher de água quente e junte à gelatina. Acrescente também o leite e misture tudo ao cream cheese. Junte também o creme de leite à mistura e então despeje tudo na forma com o fundo de Negresco. Leve à geladeira (preferencialmente coberto para não ressecar) por no mínimo 3 horas antes de servir.

Agora uma dica que eu li no blog da receita e eu não segui foi o de só colocar o doce de leite na hora de servir. Lá dizia que se colocasse antes podia quebrar o cheesecake, mas como eu achei que o doce de leite era bem molinho não tinha esse problema. De fato, não quebrou, mas exatamente por ser molinho acabou escorrendo tudo do topo para o prato e a geladeira, portanto siga isso à risca: só coloque o doce de leite no topo na hora de servir!

Eu sempre tive dúvida quanto a como desenformar o cheesecake e aprendi uma maneira bem fácil. É só a gente tirar o fundo removível, colocar papel manteiga em um prato e virar o cheesecake nesse prato, como de faz pra desenformar bolo normalmente (o papel manteiga é para não grudar e nem deixar marcada a torta). Aí então você retira a parte de baixo da forma junto com o papel manteiga que já estava, então finalmente vira o cheesecake no prato que pretende servir. Simples, né? E eu complicava tanto.

6 comentários:

  1. Hummmm que delícia hein!

    eu colocaria um pouquinho em cima e um pouco pra jogar na hora...

    muito bom!
    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor mesmo colocar tudo só na hora, porque realmente escorre TUDO, não fica nada em cima, vai tudo pros lados, sujou a geladeira toda hahaha, fez uma meleca e não ficou nadinha de doce de leite no topo.

      Excluir
  2. Nossa, que delícia. Adoro doce de leite!! Vou fazer com certeza :)

    ResponderExcluir
  3. HUm.. que delicia heein?
    so nao curto muito o negresco! rsrs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, que maravilha de receita... com doce de leite tudo fica uma delicia, que loucura este cheesecake!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  5. Amanhã no blog, resultado do Concurso de Receitas.!!

    Boa Sorte..!

    Beijocas :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...