sábado, 30 de março de 2013

Frango à Caçadora

O frango a caçadora é um prato um diferente, saudável e nada enjoativo. Eu já tinha visto a receita dele no blog Cozinha Pequena e estava com vontade de fazer faz tempo, mas nunca fazia. Finalmente fiz. É diferente, fica um gosto leve e exótico. Não é algo pra se comer todo dia, mas vale a pena fazer de vez em quando para variar.


Tem que ser planejado, pois demora um pouquinho pra ser feito, mas na verdade se deixar marinando na noite anterior já facilita muito. Com uma polenta cremosa deve ficar ótimo, mas eu servi com arroz mesmo.

Adaptei a receita para duas pessoas e mais umas poucas modificações, mas quem quiser a receita original está aqui.

Ingredientes:

- 4 pedaços de frango da sua preferência (usei dois filés de peito e duas sobrecoxas)
- 1 cenoura pequena cortada em cubinhos
- 1/4 de garrafa de vinho tinto seco (o bastante para marinar o frango)
- 3 dentes de alho picados
- 1 ramo de alecrim fresco
- 2 folhas de louco
- farinha de trigo para passar no frango
- 3 colheres de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1/2 lata de tomates pelados
- sal e pimenta do reino a gosto

Deixe os pedaços de frango marinando com o vinho, a cenoura, o alho, o alecrim e as folhas de louro por no mínimo 2 horas (o ideal é deixar da noite para o dia, mas como eu resolvo fazer tudo em cima da hora isso não foi possível).


Reserve o caldo em que foi marinado e seque o frango com um papel toalha. Passe os pedaços por um pouco de farinha e leve para uma panela (de preferência já em uma panela grande que possa levar ao forno) com duas colheres de azeite quente para dourar levemente dos dois lados e reserve o frango em outro local. Na mesma panela em que foi dourado o frango refogue a cebola com mais uma colher de azeite.


Junte novamente o frango na panela, o molho em que foi marinado e os tomates pelados, partindo-os com uma colher. Salgue e coloque a pimenta, tomando cuidado para não colocar muito sal, que pode ser ajustado ao final. Leve ao forno pré aquecido a 200º por uma hora e meia a duas horas. Se subir gordura, retire com uma escumadeira. Acerte o sal e, se quiser, coloque seus temperos preferidos.

Um comentário:

  1. Nunca tinha visto uma receita de frango com vinho tinto, normalmente usam muito é vinho branco, né? Deve ficar muito interessante também. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...