domingo, 10 de março de 2013

Culinária Local - Veneza

Em Veneza não tivemos tempo de provar muita coisa, até porque quando chegamos estava tendo uma tempestade de neve e ficamos no hotel mesmo. Chegamos mortos de fome e como é inverno lá o restaurante do hotel estava fechado, mas mesmo assim a recepcionista pediu para que o cozinheiro preparasse algo pra gente, já que não tinha condições de sair de lá com aquela tempestade. Nos ofereceram o prato mais tradicional de Veneza, que é spaghetti com frutos do mar (marisco e vôngole/berbigão), que como eu já expliquei no último post, lá eles chamam de macarrão com peixe, não tenho ideia do porquê.


Eu achei uma delícia. O tempero era incrível, levemente apimentado. Já vi o pessoal que eu conheço daqui que já comeram o spaghetti com frutos do mar ou até mesmo a paella espanhola reclamarem que acham chato ter que ficar tirando as conchas. Realmente leva mais tempo pra comer e um pouco mais de trabalho, mas no fim não dá tanto trabalho assim e o prato fica bem bonito, mas eu ainda prefiro quando faço em casa tirar as conchas antes mesmo.

Um detalhe é que na Itália eles sempre servem pão junto com os pratos. Esses pães eles normalmente cobram a parte por eles! Diferente de Paris, que os pães não eram cobrados (pelo menos não foram em nenhum lugar que fomos).


Só no dia seguinte fomos conhecer a cidade realmente e almoçar perto da Praça de São Marcos (a praça mais famosa da cidade e onde acontecem as competições de fantasias de carnaval), já que o primeiro dia foi meio perdido devido a tempestade. Era carnaval e estava cheio de turistas. Pedimos a opção do dia, com primeiro, segundo prato e sobremesa. Olha eu pedindo de novo spaghetti com frutos do mar! Esse era com mariscos, sem vôngole. Adorei.


Já o Marcos pediu uma entrada de sardinha com cebola que ele não gostou muito, achou que o tempero era estranho, meio doce e com muito limão.


O segundo prato foi lula a milanesa. Bem sequinha e crocante, uma delícia.


Na sobremesa pedimos um pudinzinho de baunilha, que parecia com nosso tradicional pudim de baunilha, mas não era muito bom.

A noite fomos de novo comer perto da praça de São Marcos. Dessa vez pedi um nhoque, já que eu adoro nhoque e já estávamos nos despedindo da Itália. Era nhoque aos quatro queijos, mas mais parecia só um molho branco meio insosso. O nhoque em si tinha uma boa textura, não era desses que grudam no céu da boca.


O Marcos pediu um linguado a belle meuniere, já que Veneza é o lugar certo pra comer comidas do mar. Eu achei que tava lindo, mas infelizmente ele não gostou do peixe, pois exageraram no limão. Provei e tive que concordar. Acho que valia mais a pena continuar no spaghetti com mariscos e vôngoles de sempre... Como o peixe tinha pouca carne (era mais pele e espinhas) ele acabou pedindo uma pizza de camarões que eu até esqueci de tirar foto, mas estava realmente gostosa!


Ficamos pouco tempo em Veneza (dois dias), mas foi o bastante para conhecer tudo. Eu acho que não conseguiria me acostumar com o estilo de vida da cidade. A ideia de ter que pegar barcos/lanchas para se locomover me deixou um pouco assustada, mas a cidade é realmente linda, principalmente no carnaval. E eu não achei a cidade fedida, não, como muitos dizem, pode ser porque era inverno. É isso, tchau Itália, olá Alemanha!

Up: dei uma pesquisada sobre as cascas dos mariscos e vôngoles. Não são retirados, pois dizem que grande parte do sabor está nas cascas.

2 comentários:

  1. É o sabor tá todo na casca, o que se pode fazer é, fazer o molho e depois tirar a casca e servir, deixando um ou outro pra enfeite! :)
    Vem do mar então é peixe né...rsrs

    Eu também queria muito conhecer veneza...é tudo caro como dizem?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É caro sim, mas como tudo na Itália. Nós fomos perguntar o preço pra andar de gôndola e queriam cobrar 80 euros pelo passeio mais curto, só pra conhecer o canal. Assim que saímos veio outro cara atrás da gente oferecendo por 70 euros. Eles são bem "comerciantes". Cobram tudo e cobram muito bem.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...