quarta-feira, 11 de julho de 2012

Talharim ao Molho Funghi Freschi

Um dos meus molhos preferidos. Adoro molho funghi, mas prefiro ainda mais se os cogumelos forem frescos em vez de secos. Nhami! E esse molhinho vai bem em massa, em risoto e em torradas. Super versátil. Já fiz um post meio genérico sobre ele, mas achei meio ruinzinho e resolvi fazer de novo, pois não tinha nem foto do molho pronto. Aí está ele!


Ingredientes:

- 1 bandeja (200g) de cogumelos frescos da sua preferência (meus preferidos são shimeji e shitake, dessa vez usei shitake picado)
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 1/2 cebola bem picada (passei no mini processador)
- 1 lata de creme de leite
- 1/2 copo de leite
- 1 colher de farinha de trigo
- 1 tablete do caldo que preferir (se quiser preparar para vegetarianos use caldo de legumes ou só sal, eu usei caldo de carne, mas com o de galinha fica bom também)
- 2 colheres de molho shoyu
- sal a gosto

Aqueça o azeite e a manteiga e refogue a cebola e sem seguida o cogumelo (a panela deve estar bem quente), deixando por alguns minutos e mexendo. Dissolva o tablete em uma concha de água quente e junte à panela. Coloque o shoyu e misture tudo. Separadamente misture o leite e a farinha até que se dissolva bem (usei aquele mini mixer que serve pra fazer espuma no café). Junte a farinha e o leite à panela e deixe engrossar. Desligue coloque o creme de leite. Misture bem e acerte o sal.

Um comentário:

  1. Raio veganizador:
    1cs manteiga vegana ou +1cs de azeite
    1 lata creme de leite de soja ou substituir por mais leite vegetal (recomendo aveia, arroz ou soja nao adoçado) e mais farinha (daí temos um bechamel com funghi)
    1 tablete de caldo de legumes, ou o que é bem melhor pra qualquer um por conta do sódio, uma misturinha de temperos caseiros (sal, pimenta do reino, alho em pó, ervas finas).
    10/10
    Obg pelo post eu só queria saber se dava mesmo pra fazer molho com cogumelos frescos :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...