terça-feira, 27 de março de 2012

Lasanha de Espinafre (com Cream Cheese)

Espinafre de novo?! Sim, adoro espinafre e há uma imensidão de receitas que podemos fazer com ele. Mas o clássico dos clássicos: lasanha! Porque todo mundo adora uma lasanha! Seja do que for, é sempre uma boa pedida.


Nem sempre temos todos os ingredientes que queremos em casa, sempre falta alguma coisa. Dessa vez pra mim faltou mozarela. Só tinha uma fatia, então pensei como contornar a situação de ter uma lasanha sem queijo. Bom, sem queijo não, até tinha parmesão, mas bom mesmo é entupir a lasanha de mozarela. O jeito foi usar o cream cheese. Não é que ficou bom? Nem deu pra notar (muito) a falta do queijo mozarela.

Como era só para duas pessoas não fiz muito, porque não gosto que sobre comida, mas quem gosta de sair "mais que satisfeito" da mesa basta fazer mais camadas de massa e recheio, aumentando a quantidade de molho branco e de massa para quanto a fome mandar. A massa que usei foi essa aqui, que vai direto ao forno.


Ingredientes:

- 4 folhas de massa para lasanha fresca (quem preferir - e tiver disposição - pode e deve fazer caseira)
- 2 xícaras de molho branco (eu fiz caseiro, com manteiga, leite, farinha, 1/3 de cebola e 1 dente de alho e passei no mixer para não ficar nenhum pedaço)
- 1/2 pacote de espinafre congelado (150 g)
- +/- 4 colheres cheias de cream cheese
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
- noz moscada ralada opcional
- coloquei 1 fatia queijo mozarela porque era tudo que eu tinha, mas quem tiver não economiza no queijo!

Ferva água o bastante para cobrir o espinafre e junte-o deixando cozinhar por uns 3 minutos se não estiver congelado ou, se estiver, espere descongelar na própria água e conte mais 3 minutos fervendo. Enquanto isso vá fazendo o molho branco como aqui nesse post, mas se preferir acrescente a cebola e o alho picados suando na manteiga antes de colocar a farinha e depois passe no mixer. Escorra bem o espinafre em uma peneira, apertando bem para tirar todo o excesso de água e misture ao molho branco. Salgue e acrescente noz moscada ralada, provando para acertar o sal.


Em uma forma refratária espalhe um pouquinho (pouquinho mesmo) do molho, apenas para não queimar a lasanha por baixo e coloque a primeira camada de massa. Espalhe uma colher de cream cheese pela massa e junte e espalhe também umas três colheres do molho (relei um pouquinho de queijo parmesão também).


Coloque a massa por cima e repita a operação até acabar a massa (se preferir faça mais camadas) e por cima vai a última camada e bastante queijo parmesão ralado. Ainda ralei um pouco de noz moscada por cima. Aí é só levar ao forno pré aquecido de acordo com as instruções da embalagem da massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...