sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ovos Mexidos Perfeitos

As coisas que parecem mais simples muitas vezes são as mais difíceis de acertar. É claro que qualquer um pode fazer ovos mexidos, mas ovos mexidos maravilhosos precisam de alguma pesquisa. As pessoas tem costume de dizer a velha frase "Fulana não sabe nem fritar um ovo" para dizer que alguém não sabe fazer nada na cozinha, mas na verdade fazer bons ovos fritos também são tarefas difíceis.

Por aqui não damos muita atenção ao ovo, mas já ouvi falar de alguns restaurantes europeus em que o prato principal é o ovo e cada vez mais ele tem ganhado destaque no mundo culinário.


Eu sempre amei ovos, e apesar dos meus fritos ainda não serem "perfeitos", aperfeiçoei os ovos mexidos, que modéstia parte acho que são maravilhosos e seguem a receita francesa (em que ficam mais molinhos, cremosos).

Ingredientes:

- ovos (quantos quiser, lembrando que eles praticamente somem ao serem feitos mexidos, dois ovos vão virar quase nada)
- manteiga (em média 1 colher de sobremesa para cada 4 ovos)
- sal a gosto
- queijo ralado (opcional)

Em uma tigela bata os ovos com a ajuda de um fouet e misture o sal. 



Aqueça a manteiga em uma frigideira alta e junte os ovos (quando a manteiga estiver apenas metade derretida). 


Com o fouet fique mexendo e raspando sempre o fundo e os lados para que não grude (não pare de mexer até ficar pronto). 


Quando começar a endurecer alguns pedaços de ovos (como na foto) diminua todo o fogo, deixando no mais baixo. Mexa até ficar firme, mas ainda cremoso e deligue quando parecer que está quase pronto (no calor da panela vai terminar de cozinhar). Rale o queijo que quiser por cima (usei mozarella e um pouco de parmesão, mas muitas vezes faço sem queijo e fica maravilhoso também) e misture. Está pronto! Algumas pessoas gostam de misturar uma colher de requeijão ou creme de leite aos ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...