domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bolo de Fubá Simples

Adoro qualquer coisa de milho: biscoitos, pães, bolos, cremes, milho na espiga, em lata... E deu aquela vontade de comer um bolinho de milho a tarde, mas não tinha nenhuma lata de milho, então lembrei que tinha farinha de milho fina e pra falar a verdade não sei qual a diferença de farinha de milho fina e fubá. Segundo o que pesquisei dizia que o fubá era fino e a farinha de milho era grossa, mas já que a farinha de milho que tenho é fina, realmente me deixou confusa, mas fiz com ela mesmo e acho que não tem diferença nenhuma.


Quando procurei receitas achei muitas que levavam manteiga, mas eu não tinha manteiga (também!), então quis fazer com óleo e achei essa receita no CiberCook e fiz com poucas modificações. Achei que não ia ser grande coisa, que ia ser só pra matar a vontade mesmo, mas ficou muito bom mesmo, e muito simples. Do jeito que eu gosto: nada de coco ralado misturado, ou erva doce (esse último mesmo acho terrível), mas é claro que isso vai do gosto e quem quiser pode colocar.


Ingredientes:

- 2 copos* de fubá (usei farinha de milho fina)
- 1 copo de farinha de trigo 
- 1 copo de óleo de milho 
- 2 copos de leite 
- 1 1/2 copo de açúcar (coloquei mais, no olhômetro mesmo)
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de fermento

* O copo é aquele de medida de 200 ml

Bater todos os ingredientes no liquidificador, sendo o fermento por último (eu bati à mão mesmo, com um fouet, mas seria ainda melhor com um mixer). Untar uma forma grande com furo no meio e enfarinhar com a farinha de milho. Coloque a massa do bolo na forma e leve ao forno preaquecido a 200g até que fique pronto (depende muito, mas o meu ficou pronto em 40 minutos). Espere esfriar um pouco para desenformar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...