terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Macarrão ao Pesto

Sim, eu usei o macarrão do post passado. Não, não é o que eu prefiro pra molho pesto, mas só descobri que não tinha mais espaguete quando fui fazer. Mas claro que ficou bom mesmo assim.

Nunca tinha feito esse molho e nem usei nenhuma receita específica. Sabe quando você já leu tanto sobre o assunto, diversas maneiras de fazer, tantas variações de ingredientes, que nem precisa de uma receita, mas sim inventa a sua? Assim foi com o pesto. Eu sempre AMEI manjericão (ingrediente base do molho pesto) e só comi o molho pesto em restaurante ou em casa desses comprados prontos em vidro (horríveis diga-se de passagem, provei uma vez e nunca mais). Ontem então resolvi fazer um jantar e o pesto caiu como uma luva.


O Marcos é carnívoro como um felino, mas bem que adora comidas verdes (se delicia com espinafre e brócolis mais do que eu comendo uma lasanha), então achei que deveria arriscar, ainda que com um certo medinho (o Marcos é o crítico gastronômico aqui de casa, não sabe mentir se não gosta da comida). Não é que fez sucesso? Aprovado :)

Ingredientes:

- 1/3 de pacote de macarrão da sua preferência
- 3 ramos compridos de manjericão ou 1 xícara (eu descartei as flores e o talo central)
- 1 dente de alho grande
- 150 g de queijo parmesão
- 4 ou 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal a gosto
(algumas variações aceitam que triture junto castanhas ou nozes)

Enquanto prepara o macarrão em água e sal pelo tempo indicado no pacote junte o manjericão, o parmesão picado grosseiramente e o alho e coloque em um mini processador (eu uso o que vem com o mixer 3 em 1). Há quem prefira fazer no pilão, mas no processador o resultado é muito bom e é fácil, nunca tentei no pilão. Quando estiver tudo bem moído junte o azeite aos poucos para que fique com uma boa textura, mas sem ficar "boiando" em óleo. Por último acerte o sal. Escorra o macarrão e misture bem com o molho pesto.


Aproveitando a oportunidade sobre o manjericão, sabe a minha hortinha na varanda de casa (aqui e aqui)? O manjericão, que eu achava que nem ia vingar muito e eu teria que economizar me surpreendeu. Ele simplesmente tomou conta da horta, não dá nem pra ver mais o alecrim e pouco se vê da hortelã. Ta lindão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...