quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sanduíche de Brunch (versão moderna de pão com ovo)

Nas férias não tem como acordar cedo, então quando acordamos já não é mais hora de tomar café da manhã, mas ainda não dá de chamar de almoço. Fazer um brunch é a melhor opção nesse caso, aquele "café da manhã" prolongado. Resolvi fazer um sanduíche e ia preparar um/uma omelete, mas aí surgiu a ideia: por que não fazer o próprio sanduíche de omelete?

Apesar de nunca ter visto essa receita, tenho certeza que não fui a primeira a pensar nisso. Até procurei na internet pra ver se encontrava algo e achei apenas um site que mostrava também um sanduíche preparado dessa maneira, mas feito com bastante óleo e não me pareceu muito saudável. Ainda assim não encontrei nenhum nome pra esse sanduíche. Pra mim tem jeito e cara de comida de brunch, então vou chamá-lo de sanduíche de brunch :)


Ingredientes:

- 2 ovos
- 2 fatias de pão de forma (usei integral)
- recheio da sua preferência (coloquei patê de peito de peru, cream cheese e uma fatia de mozarella)
- sal e pimenta do reino
- manteiga ou azeite para untar a frigideira

Bata os ovos em uma tigela ou prato fundo com o sal e pimenta do reino a gosto. Prepare o sanduíche como de costume e feche-o. Aqueça umas gotas de azeite ou manteiga numa frigideira antiaderente e deixe o fogo ligado. Enquanto isso passe o sanduíche no prato com os ovos, em ambos os lados. Leve o sanduíche para a frigideira e quando a parte de baixo estiver se soltando, vire-o. Se sobrar ovo no prato jogue com cuidado por cima do sanduíche e vire novamente até que acabe o ovo.


Update: estava lendo o livro que o Marcos me deu de natal (Cozinha Italiana - 100 receitas incríveis da fabulosa culinária napolitana - Arturo Iengo) e vi que existe uma receita italiana de sanduíche muito semelhante a esse, porém além de ovos vai também leite, e deve ser passado na farinha de trigo. O nome é "Mozzarella in Carrozza" (mozarela na carroça, que segundo o autor o pão faz o papel da carroça ao transportar a mozarela derretida até a boca). O seu recheio típico é a mozarela de búfala, mas a receita aceita variações.

3 comentários:

  1. Minha mãe costumava fazer pra mim quando eu era criança, dizia que era o pão do céu..deu até saudade..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deu um nome com certeza muito mais bonito que o meu :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...