segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Risoto de Camarão

Se tem coisa que eu adoro é camarão, desde pequena não podia ver camarão que atacava. Pra falar a verdade nunca tinha comido risoto de camarão feito com arroz arbóreo então fiz me baseando na receita de risoto de carne.

Pra minha sorte esse risoto ficou muito bom de primeira (quem diria, eu fazendo arroz e dando certo). E ainda ganhei um "melhor risoto de camarão que eu já comi" vindo do crítico gastronômico que é o Marcos hahaha.



Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 tablete de caldo de legumes
- 1 xícara de caldo de camarão (depois de descascar o camarão cozinho as cascas e cabeças para obter o caldo, que pode ser guardado em potinhos no freezer)
- 400g de camarão médio
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (ou mais, e pode variar o queijo)
- 3 colheres de vinho branco seco (esqueci de colocar, mas faz diferença)
- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de azeite de oliva
- 1 dente de alho
- sal a gosto

Coloque para ferver um pouco mais de 1 litro de água com o caldo de camarão e o tablete de legumes picado, quando estiver fervendo frite o arroz levemente em uma colher de manteiga e uma de azeite de oliva, junte mais ou menos metade do caldo que está fervendo (deixe fervendo sempre, sem desligar o fogo) e deixe cozinhando. Junte o vinho. Com uma concha vá colocando mais do caldo fervendo sempre que necessário até que fique no ponto. Enquanto isso em outra panela aqueça uma colher de manteiga e uma de azeite de oliva, junte o alho picado, salgue o camarão e coloque nessa panela, mexendo até o camarão ficar cozido (camarão fica pronto rápido, não deve cozinhar demais, portanto faça quando o arroz estiver perto de ficar pronto). Misture o arroz com o camarão e o queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...