sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Madeleines

Tradicionais na França, perfeitas para acompanhar um chá da tarde. As madeleines são esses biscoitinhos/bolinhos deliciosos em formato de conchas.


Há muito tempo eu procurava por forminhas de madeleine e não achava nada que não estivesse pelo menos alguns países de distância, mas ultimamente as formas já estão a venda em alguns sites voltados para confeitaria, mas o preço é bem salgadinho. Eis que encontrei um livro de receitas que vinha com duas forminhas de silicone para 20 madeleines cada. Um achado! Além de o livro com as formas sair mais barato que uma única forma comprada separado, o livro traz várias receitas de madeleines, tanto doces quanto salgadas.


Para fazer as madeleines pela primeira vez chamei minha prima pra fazer comigo. Usamos a receita de base doce do livro Mini Madeleines com algumas modificações.

Ingredientes:

- 2 ovos (usamos 3 ovos caipira, porque eram muito pequenos)
- 150g de açúcar (usamos de confeiteiro porque acabou o comum hehe)
- 150g de farinha peneirada
- 1 colher de café de fermento em pó
- 125g de manteiga em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha


Primeiro de tudo tenho que dizer que, apesar de no livro dizer que as receitas são para 28 madeleines, essa receita deu MUITA, MAS MUITA madeleine, tipo umas 90, então sugiro que façam metade da receita se não forem fazer para muitas pessoas.


Bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro (batemos na batedeira). Adicione, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados. Acrescente a manteiga e o leite. Adicione o extrato de baunilha e deixe descansar por 30 minutos na geladeira (deixamos descansar fora da geladeira por erros técnicos hehe). Preaqueça o forno a 220º. Com a ajuda de uma colher de café coloque a massa preparada dentro de cada conchinha de madeleine. Como as formas são de silicone não precisa untar, mas se você tiver formas normais unte. Deixe no forno por uns 10 minutos (ou até ficarem douradas levemente nos cantos. Desenforme as madeleines e espere esfriar ou sirva quentinha.

Hoje levei pras meninas da faculdade, fez muito sucesso, até a professora provou e disse que eu não ia mais precisar fazer a prova hahaha (infelizmente essa última parte era brincadeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...