terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conchiglioni Recheado com Espinafre e Cream Cheese

A primeira vez que fiz essa receita era com caneloni, mas achei muito chatinho de rechear, então dessa vez resolvi fazer com conchiglioni.


O conchiglioni é essa massa que parece uma concha, podendo ser recheada. A primeira vez que comi foi num restaurante aqui de Floripa, o Hosteria Italiana Sapore di Sale, que fica na Rua Bocaiúva, quase do lado do Emporium Bocaiúva. Fui ali umas poucas vezes com meu pai, que sempre pedia o conchiglioni recheado de quatro queijos com molho funghi, simplesmente delicioso. E na época não era tão fácil como hoje de achar essa massa no supermercado, mas de uns tempos pra cá tenho visto direto. Até estava em dúvida entre duas marcas, uma italiana que não lembro o nome e essa da foto. Eu estava bem inclinada a levar a outra, mas como essa tinha as conchas maiores, podendo colocar mais recheio, optei por essa.


Um dia ainda quero fazer com o mesmo recheio e molho que o da Hosteria Italiana, mas dessa vez fiz com espinhafre e cream cheese. Adoro espinafre, brócolis, couve flor... E olha que nem sou da onda saudável não, às vezes até tento, mas não é esse o real motivo que eu como, é que realmente acho muito gostoso. Se for com massa então... Perfeito!

Ingredientes:

Massa recheada

- 1/2 caixa de conchiglioni (100g)
- 250g de espinafre (usei daqueles congelados)
- 1 caixinha de cream cheese (150g) ou mais

Molho branco*

- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de farinha de trigo
- leite (+/- 1 1/2 xícara)

* Eu com certeza deveria ter feito mais molho, melhor dobrar a receita

Essa receita de meia caixa serve duas pessoas não muito gulosas, então se quiser faça alguma entrada ou acompanhamento. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e enquanto isso cozinhe o espinafre (ferva a água, coloque sal e o espinafre, espere uns 8 minutos e prove, se estiver bom já pode escorrer a água, de preferência com uma peneira, apertando para sair bem a água) e misture com o cream cheese. Se necessário salgue. Quando der o tempo de retirar a massa do fogo escorra a água e recheie rápido (uma vez demorei demais e a massa começou a grudar uma na outra), colocando-os em uma forma refratária um do lado do outro. Em uma panela em fogo baixo coloque a manteiga, quando estiver derretida junte a farinha de trigo e vá mexendo para cozinhar a farinha, fica uma papa, então comece a misturar o leite aos poucos, mexendo sempre e colocando mais leite. Espere engrossar e desligue, se ficar muito grosso coloque mais leite. Salgue o molho e coloque por cima dos conchiglionis recheados. Se quiser coloque queijo ralado por cima. Cubra com papel alumínio e deixe no forno de acordo com o tempo e temperatura indicados na embalagem. Retire o papel alumínio e deixe mais um pouco para gratinar.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...