quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Tal da Flor de Sal

Hoje em dia vemos em muitos sites e blogs pessoas falando da Flor de Sal. É a nova mania dos chefs. A Wikipédia explica que a flor de sal "é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. Estes cristais, se não fossem colhidos, acabariam por se depositar no fundo, produzindo então o sal marinho vulgar. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo. [...] A flor do sal é um ingrediente comum na moderna alta gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes".


Obvio que eu logo fui querer experimentar também, né? Eu queria a melhor, a mais famosa, a que diziam ser a mais requisitada, que é a Guérande, mas achei a brasileira no supermercado e não aguentei a curiosidade. Agora também fiz o pedido pela internet da Guérande, mas enquanto não chega estou usando a brasileira.


E o que achei? Bem, é sal! Mas assim como o sal refinado e o sal grosso (marinho) tem gosto diferente, ainda que ambos salguem, acho o sal grosso mais gostoso. Assim é com a flor de sal, salga como qualquer sal, mas é melhor e, pelo que tenho lido, muito mais saudável.

Agora uma coisa que não encontrei é quanto a maneira de usar - se jogado direto na comida ou passado no moedor (porque são cristais bem pequeninos) - fiz das duas maneiras, acho que colocado direto na comida é mais prático, não faz muita diferença.


O segredo é colocar de preferência no final da preparação, pra finalizar o prato. Deixa coisas simples com um toque requintado, como um ovo poché, uma carne grelhada... É sutil, mas deixa um gostinho especial.

Quando chegar o "fodão" eu digo se é realmente melhor, se tem diferença pro brasileiro, se vale a pena a espera - porque quanto ao preço é o mesmo, a "bagatela" gira em torno de R$ 30,00 reais o pote com 150g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...