terça-feira, 4 de outubro de 2011

Couve Flor Gratinada

Eu tinha uma couve flor na geladeira e já estava com essa preparação na cabeça e hoje foi o dia de colocar em prática. Acho uma delícia couve flor, com molho branco e queijo então? Não tem erro! Lembro que quando eu morava com a minha mãe e irmã, quando a empregada colocou couve flor gratinada com um molho de cor esbranquiçada em cima da mesa até minha sobrinha (na época com 8 anos), que não comia nada direito, arregalou os olhos. Ela tinha feito uma versão mais industrializada, com aqueles cremes pré feitos que vêm em pó dentro de saquinhos da Maggi. Mas a ideia ficou e resolvi fazer minha versão mais caseira.

Ingredientes:

- 1 couve flor
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de farinha de trigo
- +/- 1 copo de leite
- 1 colher de requeijão (opcional)
- 1 fatia de queijo mozzarella (totalmente opcional)
- sal a gosto
- parmesão ralado para gratinar

Deixei ferver bastante água e cortei as florzinhas da couve flor, jogando dentro da panela com água fervendo até ficarem macias e depois escorri em um escorredor de macarrão. Para fazer o molho branco eu coloquei a manteiga em uma panela quente, deixei derreter e juntei a farinha e logo depois um pouquinho de leite só pra não grudar enquanto cozinhava um pouco a farinha. 


Depois fui colocando o resto do leite e mexi com um fouet pra não ficar empelotado. Tem que esperar um pouco pro molho começar a engrossar. Se ficar muito grosso é só colocar mais leite, e se ficar muito líquido, mais um pouquinho de farinha e deixar dar uma cozinhada mexendo sempre. Para finalizar coloquei uma colher de requeijão (pode ser creme de leite, ou nenhum dos dois). Coloquei a couve em uma forma, espalhada, e piquei grosseiramente a fatia de queijo, distribuindo por cima da couve. Joguei o molho por cima e coloquei queijo parmesão ralado. No forno pré aquecido a 230º deixei a couve até ficar douradinha.


Ficou muuuito delícia. Nham :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...